Nossos geoparques

Selo da Unesco é esperança de mais investimentos na região

Selo da Unesco é esperança de mais investimentos na região

Foto: Nathália Schneider


O próximo sábado, dia 9 de setembro, entrará para a história da região central do Estado. Será o dia em que os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberão o certificado de geoparques mundiais da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos. A conquista, obtida após mais de uma década de trabalho, tornará mais conhecidas as duas regiões e suas riquezas mundo afora. Porém, a certificação é a esperança de novos investimentos em melhores estradas e calçadas de acessos a vários pontos turísticos desses geossítios, obras de melhorias nos próprios locais, assim como maior apoio do governo do Estado e federal na divulgação publicitária e participação em feiras nacionais e internacionais de turismo. Até porque será preciso, junto com a iniciativa privada, criar mais produtos e pacotes turísticos para atrair turistas de todo o mundo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A professora da UFSM Jaciele Sell, que é diretora do Geoparque Global da Unesco Quarta Colônia, lembra que a criação do Geoparque do Araripe, no Ceará, em 2006, foi um marco para despertar o Brasil para a importância dessas riquezas geológicas, culturais, paleontológicas e arqueológicas. Local com belas paisagens e inúmeros fósseis de dinossauros voadores, os pterossauros, esse foi o 1º geoparque brasileiro reconhecido pela Unesco, o que impulsionou o turismo lá.


– O geoparque do Araripe foi uma virada de chave. Ninguém falava de geoparque no Brasil até então. A própria Unesco Brasil começou a dar mais atenção aos geoparques.

Empolgada em viajar para o Marrocos para receber o tão esperado certificado da Unesco, Jaciele espera aprender cada vez mais com as experiências de outros geoparques, como o do Araripe. A expectativa é, também, que cresça muito o número de turistas de fora visitando a Quarta Colônia e o Geoparque de Caçapava do Sul, a partir da divulgação desse selo da Unesco.

– Antes, a Unesco dava o certificado e não voltava mais. Agora, voltam a cada quatro anos para avaliar os geoparques, para saber se vão renovar a certificação. E para a renovação, eles nos fizeram recomendações. Uma é consolidar produtos turísticos, pois eles dizem que o turista precisa chegar e saber o que vai visitar e quanto tem de pagar. Precisamos melhorar o marketing desses territórios, termos materiais de divulgação em inglês, participar de feiras internacionais para divulgar os geoparques – diz Jaciele.

Ela tem a esperança de que, agora que o certificado será entregue, o governo do Estado crie uma política de incentivos aos geoparques, para atrair mais turistas e melhorar a infraestrutura das duas regiões.

– Existe esse apoio institucional. Esperamos que, pós-certificação, as ações de apoio sejam efetivadas. Por isso, é bom que o vice-governador e tantas autoridades participem do evento no Marrocos, para se darem conta da importância desse reconhecimento – diz.


O prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, também destaca essa conquista.


– A certificação de geoparque da Unesco, nós temos como uma virada de chave para nosso município e a região. Isso será importante para atrairmos turistas, para melhorarmos a nossa infraestrutura turística e, acima de tudo, mostrarmos para o mundo aquilo que nós já vínhamos dizendo há muito tempo, de que nosso município e nossa região são uma das mais bonitas do mundo – afirma ele.

Comitiva daqui

Uma comitiva brasileira com 40 autoridades vai ir ao Marrocos para o evento. Entre elas, o vice-governador Gabriel Souza (MDB), prefeitos da região, representantes da UFSM e de outros geoparques do país. Os repórteres Deni Zolin e Gilberto Ferreira vão participar da comitiva. O Grupo Diário é o único veículo de comunicação do Brasil inscrito na Unesco para cobrir o evento em Marrakech.


Locais que vale a pena conhecer no Geoparque Caçapava do Sul

Confira alguns locais que fizeram parte do roteiro de visita quando os avaliadores da Unesco vieram para o Geoparque Caçapava do Sul

  • Geossítio Capão das Galinhas
  • Parque Municipal Natural da Pedra do Segredo
  • Geossítio Guaritas
  • Geossítio Minas do Camaquã
  • Fazenda e Novelaria Santa Marta
  • Cine Rodeio
  • Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol

Locais que vale a pena conhecer no Geoparque Quarta Colônia

Confira alguns locais que fizeram parte do roteiro de visita quando os avaliadores da Unesco vieram para o Geoparque Quarta Colônia.

  •  Cascata Cara de Índio (em Ivorá)
  • Monte Grappa (em Ivorá)
  • Associação Remanescentes Quilombolas Acácio Flores (em Dona Francisca)
  • Mirante do Cerro Comprido (em Faxinal do Soturno
  • Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica - Cappa (em São João do Polêsine)
  • Monumento do Imigrante Italiano (Silveira Martins)
  • Centro da Figueira (Agudo)
  • Estação Férrea de Restinga Sêca
  • Usina Hidrelétrica de Itaúba (em Pinhal Grande)
  • Balneário Municipal Atílio Aléssio (em Nova Palma)


O que é um Geoparque?

  • Os geoparques são territórios (regiões) de um ou mais municípios, reconhecidos como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica únicas. Há vários geoparques nacionais, mas somente 5 no Brasil são reconhecidos mundialmente, pela Unesco
  • Nesses locais, a Memória da Terra é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade
  • Um geoparque é composto por vários geossítios, que geralmente são pontos turísticos, como um mirante em uma montanha, uma formação rochosa rara, como a Pedra do Segredo, ou um centro de pesquisa e exposição de fósseis, como o Cappa, onde podem ser vistos os fósseis dos mais antigos dinossauros do planeta
  • Com os 18 novos geoparques mundiais que receberão o certificado da Unesco, a entidade passará a reconhecer 195 geoparques em mais de 40 países
  • No Brasil, serão 5 geoparques Unesco: Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul (entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Quarta Colônia e Caçapava do Sul


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

TAGS: geoparque,
Ator Kayky Brito é atropelado no Rio e estado de saúde é grave Anterior

Ator Kayky Brito é atropelado no Rio e estado de saúde é grave

Com previsão de chuva intensa para os próximos dias, Inmet emite dois alertas para risco de tempestade Próximo

Com previsão de chuva intensa para os próximos dias, Inmet emite dois alertas para risco de tempestade

Geral